Dia do Conselheiro Tutelar: um parabéns especial!

No dia 18 de novembro é comemorado o dia do Conselheiro Tutelar. A data é uma homenagem a essas pessoas que são escolhidas pela comunidade para defender os direitos da criança e do adolescente nos municípios. Em Butiá, temos cinco profissionais eleitos para estes cargos: Jane Pimentel, Kelen Franco, Simone Martinez, Andrea Cardoso e Rafael Machado.

No segundo semestre de 2020, a sede do Conselho Tutelar de Butiá, ganhou uma nova 'casa', localizada na Rua Feliciano Carrinho, bairro Centro, próximo à rodoviária. Agora, o espaço conta com três salas de atendimento, recepção e cozinha, entre outros espaços. A melhor estrutura foi ofertada para consequentemente um melhor serviço seja entregue, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Butiá com este órgão de extrema relevância.

No município, o trabalho do Conselho Tutelar consiste em atender as famílias e as denúncias que são repassadas. O trabalho do órgão funciona em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com o Residencial Terapêutico e com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (SMATSC).

De acordo com o prefeito Daniel Almeida, que inclusive já ocupou o cargo de Conselheiro, no início dos anos 2000, o Conselho Tutelar é uma importante ferramenta da rede de cuidados e assistência as crianças e adolescentes do município. “Já senti na pele o que é atuar no Conselho, mas não me arrependo, pois é um trabalho que impacta diretamente vida de muitas pessoas", concluiu.

Para Rafael Machado, ser conselheiro tutelar é uma difícil, mas gratificante missão. "As pessoas não conhecem o trabalho do Conselho Tutelar. Então, elas vão muito pelo senso comum e as informações que as pessoas trazem, porque elas tem aquela ideia de que o conselho existe para tirar as crianças de casa, que vai dar um castigo ou vai punir, quando na verdade a gente trabalha diretamente na garantia do direito das crianças e dos adolescentes. O nosso principal trabalho é garantir o direito deles à escola, alimentação, saúde, cuidados básicos e entre outras coisas", afirmou.

Para denúncias ou dúvidas sobre os serviços prestados, os telefones para contato são (51) 9 9546.1519 e 3652 6014. O órgão garante total sigilo nas informações prestadas através das denúncias.

Off Canvas Menu