Programas de Saúde

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Programa do PIM – Primeira Infância Melhor atende crianças de 0 à 6 anos e gestantes. Este programa tem o intuito de estimular o desenvolvimento pleno das capacidades e potencialidades de suas crianças e incentivar o afeto entre mãe e filho antes mesmo do nascimento. O PIM atende 4 áreas de atuação no município, nos bairros Cidade Baixa, São José, Caiu do Céu e Vila Julieta. Nestes bairros as visitadoras desenvolvem o trabalho com o objetivo de orientar essas famílias a partir de sua cultura e experiências para melhor forma de estimular seus filhos. Com 100 famílias são atendidas pelo PIM.

Programa do SISPRENATAL – (Pré -Natal Humanizado) cadastrar gestantes no primeiro trimestre de gestação e garantir 7 consultas de Pré – Natal e realização de todos os exames indicados pelo Ministério da Saúde.

Programa de Controle de Tuberculose – Orientação e encaminhamento para casos de tuberculose, supervisão de técnico à pacientes em uso de medicação para TBC e acompanhamento médico toda quinta – feira para pacientes do programa.

Programa Saúde da Mulher – Realização de exame preventivo de Câncer do Uterino (Coleta de CP), exame de mama, consulta de enfermagem com orientação sobre DST/AIDS, agendamento com Ginecologista. Aproximadamente 15 mulheres realizam CP por semana além de sempre haver um número variado de consulta de enfermagem, orientações e encaminhamento médico. Os CPs são coletados pela Enfermeira Ticiane toda quarta-feira a partir das 14:00h. São realizadas 15 coletas também na unidade móvel toda terça-feira das 13:30 ás 16:30h com a Enfermeira Denise.

Planejamento Familiar – Recadastramento de mulheres para retirar pílula anticoncepcional. Segunda e quinta-feira a partir das 8:30 horas. Consulta puerperal, orientação sobre outros métodos contraceptivos, fornecimento de preservativo. Temos aproximadamente 300 mulheres já cadastradas.

Programa da Dengue – Orientação domiciliar sobre medidas para combater o mosquito Aedes Aegypti e vistoria nas casas todas as sextas-feiras pelos agentes da Dengue.

Programas DST/AIDS – Coleta de sangue toda a segunda-feira às 9:30, realização do exame anti – HIV, acompanhamento individual pós – teste com Enfermeira, distribuição de preservativos e orientação DST e consultas com infectologista, agendamento de exames. São realizados aproximadamente 10 exames anti – HIV por semana.

Programa de Ostomizados – Cadastro de pacientes que fazem uso de bolsa de colostomia, urostomia e/ou incontinência urinária fornecimento mensal de bolsas e urupem. Fornecimento também de sonda uretral. Atendimentos todas as quartas-feiras das 8:30 ás 12:00 e das 13:00 ás 17:00. 

Oxigenioterapia – Cadastro para processos estadual de Oxigenioterapia, acompanhamento mensal de pacientes que fazem uso de oxigênio domiciliar.

SIM E SISNASC – Sistema de Informação de Mortalidade e Sistema de Informação de Mortalidade Nascidos Vivos. Envio mensal de relatório sobre óbito e nascimento da população de Butiá à 2ªCRS.

Prefeitura Municipal de Butiá - Rua do Comércio, 590 - Bairro Centro - Butiá - RS