Centro Integrado de Operação e Videomonitoramento Municipal

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

   CENTRO INTEGRADO DE CONTROLE DE OPERAÇÕES E VÍDEO MONITORAMENTO MUNICIPAL E VIGILÂNCIA COLABORATIVA

O projeto BUTIÁ CÂMERAS é uma parceria com comerciantes, empresas, sociedade civil e com os Órgãos de Segurança Pública. O programa será uma importante ferramenta do Poder Público para detectar, prevenir e reagir a situações de emergência, ocorrências e manutenção do espaço público, buscando inibir a ação de criminosos e aumentar a segurança e o bem-estar da população no município de Butiá. A iniciativa faz parte do programa BUTIÁ MAIS SEGURO, através do Projeto de Lei 3.387/2018, e prevê a instalação de até 100 câmeras por toda a cidade até o final da atual Gestão Municipal.

 

QUEM PODE PARTICIPAR DO PROJETO?

O principal diferencial do programa é a participação da população. Para formar essa ampla rede de monitoramento, além das câmeras dos órgãos públicos, serão utilizadas câmeras de segurança residenciais e de pontos comerciais distribuídos em Butiá.

  

QUEM TERÁ ACESSO ÀS IMAGENS DISPONIBILIZADAS AO BUTIÁ CÂMERAS?

As imagens integradas serão transmitidas para o CENTRO INTEGRADO DE CONTROLE DE OPERAÇÕES E VÍDEO MONITORAMENTO MUNICIPAL e compartilhadas com os demais órgãos de segurança como: Polícia Civil e Militar, por um canal de comunicação de dados exclusivo via internet, sendo possível a realização de uma triagem de ações que acontecem em ruas e avenidas da cidade.

REQUISITOS MÍNIMOS PARA PARTICIPAR DO BUTIÁ CÂMERAS:

Para integrar as câmeras da sua residência ou comércio ao projeto da Prefeitura de Butiá, é necessário ter os requisitos técnicos a seguir:

Câmera IP ou gravador com câmeras na resolução de 720p - 1 Mega Pixel com no mínimo 12 fps (frames por segundo) e transmissão de imagem. Internet com upload a partir de 1MB/ps

 VANTAGENS

Aos que aderirem ao projeto, poderá ser liberado mediante permissão o acesso para as câmeras públicas da região/bairro/rua, além de receber uma placa identificando que o local é integrando do projeto BUTIÁ MAIS SEGURO.

 

O QUE É VIGILÂNCIA COLABORATIVA E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA A SOCIEDADE?

O conceito de segurança colaborativa pode ser resumido em um conjunto de ações para unir a sociedade em prol das medidas de vigilância em comum. Esse tipo de tecnologia promove maior inclusão dos usuários na revolução digital e também auxilia os poderes públicos na filtragem, análise e interpretação das imagens. Dessa forma, a inovação pode ir ao encontro do bem-estar das pessoas, contribuindo par sua segurança física.

DOCUMENTOS

DECRETO 35/2019

TERMO DE ADESÃO

TERMO DE SIGILO E CONFIDENCIALIDADE

REQUISIÇÃO DE ACESSO ÀS IMAGENS DO CENTRO INTEGRADO DE CONTROLE DE OPERAÇÕES DE VIDEOMONITORAMENTO MUNICIPAL

PROTOCOLO DE CADASTRAMENTO NO PROGRAMA DE VIGILÂNCIA COLABORATIVA

Prefeitura Municipal de Butiá - Rua do Comércio, 590 - Bairro Centro - Butiá - RS