Prefeitura de Butiá busca ampliar a geração de renda através de projeto realizado no município

O debate sobre economia criativa vem ganhando espaço em diversos países do mundo, inclusive no Brasil. Em Butiá, essa iniciativa já transforma a vida de dezenas de mulheres, gerando emprego e renda. Agora, o objetivo da Prefeitura Municipal é ampliar o projeto. Na manhã desta sexta-feira (02), o prefeito Daniel Almeida tratou da pauta em reunião com setores da Administração e Associação das Costureiras Butiaenses.

Foto: Vinícius Domingues / Ascom Butiá

A economia criativa é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico. A indústria criativa estimula a geração de renda, cria empregos e produz receitas de exportação, enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano.

Em reunião, Daniel apresentou o “Programa Sesc Envolva-se”, da Fecomércio RS, à secretária municipal de Assistência Social, Tanira Marques, e à Coordenadora de Politicas Públicas para Mulheres, Maria Dolores. O projeto já é realidade no município através da Associação das Costureiras, beneficiando 10 mulheres. Porém, a meta é possuir três núcleos produzindo peças, entre artigos de decoração, almofadas, lembranças personalizadas, bolsas e carteiras. A representante da associação, Vera Silva, e Vanessa Varreira, da Secretaria de Agricultura e Proteção ao Meio Ambiente (SMAMA), também acompanharam o encontro.

Tudo é produzido utilizando doações de resíduos sólidos (retalhos de tecido, lã, couro, aviamentos, uniformes usados) que tenham potencial para virar matéria-prima para a confecção de novos produtos. De acordo com o prefeito, a ideia é compartilhar o conhecimento da Associação das Costureiras com as oficinas da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e do Salão Paroquial, assim trabalhando com três frentes em sintonia.