Coordenadoria de Cultura e Turismo prestigia apresentação de estudo sobre a Região Carbonífera

Na tarde desta quinta-feira (04), o coordenador municipal de Cultura e Turismo, Wagner Pfütze, acompanhou o evento “Brasil no pós segunda guerra, mineiros na luta por saúde e direitos trabalhistas”, realizado no Museu Estadual do Carvão, em Arroio dos Ratos. O momento ficou marcado pela apresentação do pesquisador Cody Williams, doutorando na Universidade de Nova Iorque.

Fotos: Juliano Ptohasski / Ascom

O pesquisador americano se debruçou sobre documentos e fatos, e construiu a linha narrativa da história da mineração na Região Carbonífera, apresentando diversos detalhes de como era a vida dos mineiros, a realidade das minas, e as origens das vilas (atuais municípios).

Para o coordenador, a experiência é fundamental e com certeza irá contribuir para o desenvolvimento de projetos que resgatam a história da região. “O acervo do Museu do Carvão guarda documentos históricos da mineração de toda a região. Na pesquisa do Cody tem muito da história de Butiá. Aos poucos através de historiadores e pesquisas, vamos juntando peças para que tenhamos realmente o conhecimento dos fatos”, afirmou.

Please publish modules in offcanvas position.