Comitiva levou pautas da Região Carbonífera ao governo federal

O prefeito Daniel Almeida retornou de Brasília, após dois dias no cumprimento de agendas na capital federal, juntamente com demais membros da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Asmurc). Na bagagem, o Chefe do Executivo trouxe boas noticias para a comunidade sobre as pautas: duplicação da rodovia BR-290, Mina do Guaíba e recursos do Pré-Sal.

Almeida em uma das agendas. Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

Almeida integrou a comitiva ao lado dos prefeitos de Arroio dos Ratos, Luciano Rocha; de General Câmara, Helton Barreto; e de Minas do Leão, Miguel Almeida (presidente da Asmurc), e do vice-prefeito de Charqueadas, Edilon Lopes. O prosseguimento e conclusão das obras da BR-290 foi a principal demanda apresentada. Em reunião, o secretário executivo do Ministério de Infraestrutura, Marcelo Cunha Filho, assumiu o compromisso de reunir-se com a Bancada Gaúcha na Câmara dos Deputados para discutir o remanejamento de recursos. Além disso, foi confirmada a retomada das obras ainda em 2019.

O desenvolvimento econômico e a geração de empregos na Região Carbonífera também estiveram entre os assuntos tratados em Brasília. Na oportunidade, ocorreu a apresentação do projeto da Mina do Guaíba, da empresa Copelmi. Inclusive, no Ministério de Minas e Energia os prefeitos receberam a confirmação que o governo federal irá voltar a enxergar o carvão mineral com papel importante dentro da matriz energética. Inclusive, o ministro Bento Albuquerque virá até a região para conhecer a empresa, o projeto e a área de instalação do empreendimento.

Além das duas pautas relacionadas diretamente a carbonífera, Daniel Almeida acompanhou como membro da diretoria da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, onde as prefeituras conquistaram a aprovação da destinação de R$ 17 bilhões, oriundos do Pré-Sal, para os cofres públicos das prefeituras. “Com a união regional apresentamos, cobramos e conseguimos bons avanços para nossa região. Volto satisfeito, mas não menos atento, pois iremos seguir pressionando”, concluiu Almeida.