Secretaria de Obras e Saneamento está concentrada em ações preventivas e de recuperação após chuvas

Nas duas últimas semanas a Prefeitura de Butiá intensificou o trabalho de prevenção contra as fortes chuvas. As medidas estão sendo coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras e Saneamento (SMOS) que está com força total atendendo demandas e fazendo melhorias em diversos pontos da cidade.

O trabalho vem sendo realizado em diversos pontos. Foto: Divulgação / SMOS

Recentemente, o município registrou dois grandes volumes de chuva. De acordo com informações da Defesa Civil, somente no dia 26 de abril, choveu 125 milímetros na cidade. O secretário municipal de obras, Mateus Fonseca, explicou que alguns problemas foram detectados após os temporais e o trabalho está concentrado nestes locais.

Entre as ações estão às aberturas e limpezas de valas nos bairros Cidade Baixa e Vila Julieta. A medida visa dar escoamento da água da chuva para córregos, assim evitando alagamentos.Já na rua José dos Santos Saraiva, bairro Bela Vista, uma equipe da SMOS trabalha na substituição de rede para maior vazão.

Foto: Divulgação / SMOS

Além disso, as bocas de lobo estão sendo limpas. Segundo o secretário, os operários encontram todo tipo de resíduos nas tubulações, o que acaba atrapalhando a vazão da água e contribuindo para transtornos. “Estamos trabalhando muito para deixar tudo em ordem, porém é fundamental a colaboração de todos”, afirmou Fonseca.

A secretaria também vem atuando na construção e manutenção das caixas coletoras. Ao todo, 12 foram construídas e 26 serão reformadas. O levantamento dos bueiros que precisam de novas tampas também está em andamento. Na zona rural do município, o maquinário trabalha na recuperação de vias. No último final de semana, em parceria com as empresas Conpasul e Pellets Butiá, pontos críticos das estradas do Cerro do Clemente e José Novak foram patroladas e compactadas.