Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe A/H1N1 iniciou nesta quarta-feira (10)

A meta é vacinar 90% do público alvo. Foto: Arquivo / Ascom Butiá

Na primeira fase, do dia 10 a 18 de abril, serão mobilizados os grupos prioritários de crianças com idade de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) para a vacinação contra a gripe. A mobilização vai até 31 de maio em todo o país.

Já a partir do dia 22 de abril, a vacinação será oferecida aos que se enquadram em outras categorias:

- Crianças de seis meses a menores de seis anos ( 5 anos 11 meses e 29 dias);
- Gestantes;
- Puérperas (no período até 45 dias após o parto);
- Trabalhador da área da saúde;
- Professores;
- Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (com presença de atestado médico atualizado).

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, gerando um grande número de mortes. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização, este ano, foi antecipada em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores, quando a campanha teve início na segunda quinzena de abril.

Em Butiá, é possível fazer a vacina no posto de saúde mais próximo da sua casa, entre 8h30 e 11h30 ou 13h30 e 16h30, levando documento de identificação e caderneta de vacinação.