Em iniciativa histórica, Prefeitura de Butiá lança projeto que ofertará 800 vagas em turno inverso para alunos do município

Com o objetivo de intensificar a formação social de adolescentes, crianças e jovens, a Prefeitura de Butiá lançou nesta terça-feira (12), o Projeto Futuro, que visa atender 800 alunos na faixa etária dos sete aos 20 anos, de instituições de ensino da cidade. Ao todo, 1,6 mil vagas serão ofertadas em 14 oficinas distribuídas nas áreas de comunicação, cultura e esporte. Cada participante terá o direito de se inscrever em duas atividades. O ato de apresentação ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores, com a presença de diretores escolares, autoridades, vereadores e representantes de entidades sociais.

A iniciativa vai de encontro com a linha de trabalho de 2018, quando a Administração Municipal criou a Escolinha de Futsal e o Lutando Por Butiá (aulas de muay thai e jiu-jitsu). Em média, os projetos atenderam 300 alunos, que frequentavam as oficinas no turno inverso ao da escola. O principal objetivo sempre foi auxiliar na construção de cidadãos, através dos valores que o esporte apresenta, como: disciplina, respeito e trabalho em equipe.

Agora, o Projeto Futuro chega no formato de Programa Municipal de Inclusão Social e Promoção à Cidadania, explorando os benefícios que cada área pode contribuir a curto e longo prazo. As secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, e as coordenadorias de Cultura e Esporte trabalharão em sintonia para execução das ações, que envolvem acompanhamento pedagógico, social e da área de saúde. Além disso, os alunos terão acesso a encontros, seminários e palestras, com foco no combate a violência e prevenção ao uso de drogas.

Durante a cerimônia de apresentação, o prefeito Daniel Almeida ressaltou que este é uma ação de todos, pois o sucesso está diretamente ligado ao esforço de cada cidadão. “Hoje, com apresentação deste programa, a Rede de Proteção se torna também uma de Rede de Prevenção. O projeto que apresentar o futuro para nossa cidade. Apresentar oportunidades. Precisamos mostrar aos jovens que o esporte e a cultura são mais atrativos que as drogas. E o sucesso desta iniciativa será graças ao esforço de todos”, concluiu.

O gestor responsável pelo projeto, secretário Paulo Almeida afirmou que toda a rede está dedicada para o início do programa. “Vamos abrir as portas e estruturas da Prefeitura para abrigar estes 800 alunos e, assim, estaremos auxiliando na formação cidadãos”, falou Almeida, que também citou o papel fundamental de parcerias com entidades e empresas privadas na execução.

Para o Diretor do Campo de Instrução de Butiá (CIB), o Coronel Vasco, o Projeto Futuro está baseado em pontos fundamentais. “Virtudes, valores, responsabilidade, disciplina e família são itens que queremos para o próximo, para a sociedade e um ambiente mais unido. Esse projeto está alicerçado em todos os itens citados. Por isso, quero parabenizar a Administração e ressaltar que estamos à disposição”, afirmou.

As inscrições para as oficinas de esporte e cultura abrem na próxima segunda-feira (18) e o início das aulas no dia 25 de março. Na área da comunicação, as vagas serão preenchidas a partir de abril.

Confira as oficinas ofertadas:

Cultura:
Coral
Capoeira
Dança
Música e Percussão

Comunicação:
Criação de Aplicativos
Manutenção e Montagem de Computadores
Web designer – Edição de imagens
Youtuber

Esporte:
Artes marciais
Futebol de campo
Handebol
Vôlei

Serviço

Oficinas de esporte: Inscrições no Ginásio Municipal Gastão Hoff, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

Oficinas Culturais: Inscrições no Espaço Cultural, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.