Novo espaço da Casa da Mulher foi apresentado na última sexta-feira (8), em Butiá

Na tarde da última sexta-feira (8), no Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Butiá realizou a apresentação da novo espaço da Casa da Mulher, que atende diversas mulheres, principalmente as beneficiárias do programa Bolsa Família. O projeto tem como objetivo empoderar e realizar ações no combate à violência contra as mulheres, além de pensar juntamente com elas sobre conscientização da igualdade de gênero e respeito aos direitos.

Atualmente, a Casa da Mulher conta com uma oficina de costura com máquina de serigrafia, além de um laboratório de informática e uma cozinha industrial. Com essa estrutura já presente no projeto, o próximo passo é buscar recursos para oferecer cursos de qualificação com objetivo na geração de renda às participantes.

De acordo com a coordenadora da Casa da Mulher, Maria Dolores Gomes, o incentivo do município é muito importante em ações como essa: “Perdemos muito em relação à extinção da secretaria das mulheres, na região, Butiá é o único que tem uma coordenadoria, e tão bem equipada que não basta pensarmos somente em programa de ações, temos que colocar as políticas públicas para as mulheres no centro de prioridades. Nosso município está de parabéns, pois em tempos de dificuldades de todas as ordens mantém e investe no atendimento às mulheres”, ressaltou.

A doutora pretora de Butiá e representante do judiciário, Lizelena Ranzolin, ressaltou que é importante que as crianças sejam educadas desde cedo para que a cultura do feminicídio seja mudada, além de afirmar que a existência da casa da mulher reforça que as mulheres têm onde buscar ajuda e independência financeira.

O prefeito municipal Daniel Almeida, enfatizou que a administração municipal tem as mulheres como peça importante no desenvolvimento da cidade: “É por isso que criamos esse espaço amplo, estamos investindo em cada uma de vocês, para que vocês possam buscar aqui o amparo, um ombro amigo e terão também aqui na casa da mulher, essa oportunidade de emancipação financeira e emocional, além de nos auxiliarem no desenvolvimento da cidade”, disse Almeida.

Além disso, também se fizeram presentes no evento o vereador Hélio do Táxi, representando o Legislativo de Butiá, Paulo Machado, secretário de Desenvolvimento, Valmir Pereira, secretário da Fazenda, e Tanira Marques, secretária de Assistência Social.

Coordenadoria da Mulher dá início à nova turma em oficina de costura

Mais uma turma da oficina de costura ofertada pela Prefeitura de Butiá, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, e com o apoio da Associação das Costureiras, iniciou nesta quarta-feira (27). Inclusive, estreando o novo espaço, mais amplo e que oportunizará o desenvolvimento de outras atividades, visando à qualificação profissional e o empoderamento.

Apesar do início das aulas, ainda é possível inscrever-se para compor a nova turma. O projeto é aberto ao público, mas prioriza as butiaenses já inseridas no Cadastro Único.

Serviço

O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 16h. A Coordenadoria da Mulher está localizada na Rua Pedro Martinez, n° 115, bairro Vila Julieta.