Empresa Copelmi esclarece que barragem localizada em Butiá não tem potencial para atingir bairros

Diante da tragédia ocorrida em Brumadinho, em Minas Gerais, com o rompimento da barragem de rejeitos, muitos questionamentos surgiram nos últimos dias, referente à Barragem de Finos localizada da Mina do Recreio da empresa Copelmi, em Butiá.

A Administração Municipal, através do prefeito Daniel Almeida e do vice-prefeito Cadoda Santos, solicitou uma reunião com a mineradora para discutir sobre a real situação do local, principalmente a proximidade da área urbana como, por exemplo, o bairro Charrua. Na manhã desta quinta-feira (07), o prefeito esteve dialogando com o Dr. Carlos Faria, diretor da empresa, sobre o assunto.

De acordo com o Faria, a empresa segue rigorosamente todos os procedimentos de segurança necessários para que não ocorra o rompimento da mesma. Inclusive, diariamente uma equipe é responsável pela averiguação.

Ainda segundo informações da empresa, atualmente há um volume de 2 milhões de metros cúbicos já sedimentados, ou seja o material está sólido. Além disso, o diretor esclareceu que caso ocorra o rompimento não existem riscos de residências serem atingidas, pois a distância que os rejeitos percorreriam é de no máximo 150 metros.

Visando reforçar a segurança da barragem, um dique está sendo construído e desta forma em um possível acidente, o material ficará somente na área da empresa. As instalações que estão abaixo da barragem serão recolocadas em um novo espaço.

O prefeito Daniel Almeida afirmou que a reunião foi esclarecedora e a empresa colocou-se a disposição da Prefeitura Municipal. “Nós entendemos a preocupação da comunidade e justamente por este motivo fomos atrás de respostas”, explicou.

Simulado de Emergência foi realizado em dezembro de 2018

No dia 27 de dezembro de 2018, a empresa Copelmi realizou um simulado de emergência da Barragem de Finos da Mina do Recreio. Na oportunidade, a Defesa Civil do município participou da simulação, simultânea, de evacuação e deslocamento aos pontos de encontro com acionamento de sirenes de emergência.