Jovem butiaense conquista medalha inédita em competição estadual

Com um sorriso tímido no início da conversa, mas com palavras convictas no decorrer do bate papo. Estamos falando do jovem butiaense Kauã Pereira Camilo,14 anos, que conquistou a medalha de bronze no lançamento de dardo, modalidade do atletismo, disputada na grande final estadual dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), no último sábado (15).

Além de torna-se o terceiro melhor atleta do Estado, na categoria infantil dentro da sua modalidade, Kauã alcançou o nível que nenhum butiaense havia chegado até então. Muito mais que a medalha inédita para o município, o aluno da Escola Municipal Professora Maria Alzira, é um exemplo de superação, persistência, dedicação e humildade.

Ao lado da professora de Educação Física, Juliana Tatiana Mercante da Silva, o jovem relembra sobre a preparação, os desafios a cada nova etapa e o apoio que recebeu. Para chegar à final estadual, o atleta conquistou os títulos nas etapas municipal, de coordenadoria e regional. Na última, inclusive, a vitória foi sobre um atleta do Colégio Militar, de Porto Alegre, uma das instituições de ensino mais tradicionais do Rio Grande do Sul. “Para mim os treinamentos eram todos os dias. Eu gostava, porque é legal o cara participar. Eu achava que tinha chance, a professora me dava apoio e a minha família também”, conta.

A professora Juliana, que acompanha de perto o dia a dia de Kauã, comenta que esse é um momento de orgulho para toda equipe da Escola Maria Alzira. “Não é um trabalho individual meu, é coletivo, desde a sala de aula até a parte física. É uma caminhada longa. Uma coisa que eu sempre gosto de falar é que para lidar com crianças e adolescentes no esporte, a gente precisa ensinar o ganhar e perder pra não haver frustração. Nós estamos em um ano muito bom, ganhando tudo que estamos competindo, porque estamos dando valor às habilidades deles”, explica.

Assim como a maioria dos garotos de sua idade, Kauã é apaixonado por futebol e também vem ganhando destaque nos campos e quadras. Na última semana, antes de participar da final estadual do Jergrs no atletismo, ele conquistou a etapa municipal dos Jogos Bom de Bola juntamente com o time da escola, sendo o goleador com sete gols. Em 2018, Kauã também se destacou em ganhou títulos no futsal e handebol.

Na opinião da educadora física, o jovem é um atleta polivalente e ressalta que tudo isso está diretamente ligada ao seu caráter. “Ele é um aluno / atleta que tem varias habilidades. Porque ele é disciplinado, responsável, não deixa as notas da escola caírem, inclusive de classificou para as Olimpíadas de Matemática. E o que eu mais admiro nele, o que torna fácil de treinar e lidar com ele é a humildade. Em nenhum momento eu nunca vi ele humilhar algum colega. Em nenhum momento eu ouço ele dizer que é melhor que os outros. Em nenhum momento recebo reclamação dele na sala de aula”, comenta.

Entre uma resposta e outra durante a entrevista, Kauã sempre deixa claro a importância da família e da escola na sua formação como atleta e cidadão. “Eu devo tudo isso a professora, a minha mãe e a minha tia. E isso tudo está sendo uma lição de vida, pois estou aprendendo que não preciso depender das pessoas que não gostam de mim para ir longe. Com esse pensamento eu consegui ir mais longe. Eu sou guerreiro! Quando quero alguma coisa eu vou conseguir”.

Muito mais que o pódio, a professora destaca que o processo para formar cidadãos é o grande objetivo. “Claro, a gente fica feliz com as medalhas, representar Butiá, participar daquele mundo diferente é legal. É maravilhoso para nós, mas formar pessoas de bem que não irão para outro caminho é o principal. Eu sei que o Kauã já é um cidadão de bem”, conclui.

Ao final da entrevista Kauã ainda deixou uma mensagem para outros jovens atletas: “ Eles (adversários) são de escola paga ou militar, mas não são melhores. Tem que treinar, treinar até conquistar o que tu quer. Eles são bons, só que a gente pode ser melhor”, encerra.