Projeto 'Butiá: Eu Amo, Eu cuido' entrevista essa semana a professora Edenise Jacob

Com o objetivo de apresentar à comunidade pessoas que trabalham para uma sociedade mais perseverante, integrada e cidadã, a Prefeitura de Butiá deu início ao projeto “Butiá: Eu Amo, Eu Cuido”, que mostra o trabalho de um servidor público por semana. A ideia é apresentar os colaboradores e suas iniciativas em busca de uma cidade cidadã.

A entrevistada do projeto nesta semana é uma funcionária pública que atualmente é diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Blaha, no bairro Charrua. Trata-se de Edenise de Almeida Jacob, 50 anos, popularmente conhecida como professora Edenise, que hoje conta a sua trajetória profissional para a comunidade.

Há quanto tempo trabalha no serviço público?

- É uma honra participar e poder falar um pouco da minha trajetória profissional. Consegui aprovação em dois concursos municipais. Primeiro no ano de 1992 e outro em 1996. Já são quase 26 anos de estrada.

Nesse período, quais atividades já praticou?

- Comecei como professora das séries inicias, na escola Estadual Getúlio Dorneles Vargas, em Minas do Leão. Após um ano vim para Butiá lecionar. Trabalhei na escola Nicácio Machado, assim como na direção da Escola Santo Antônio e também da Escola Dom Pedro. Fui professora de Português na escola José Blaha, supervisora na Escola Roberto Cardoso. Cada uma delas tem meu carinho e respeito.

Entre as atividades praticadas, qual mais gostou de exercer?

- Todas me deram um aprendizado, que fez meu crescimento como professora. Tudo o que envolve a educação me fascina. Nasci para ser professora. E estou na profissão que eu amo.

Qual sua relação com a comunidade butiaense?

- É maravilhosa! Ao longo desses mais de 25 anos fiz muitas amizades com os butiaenses, com a comunidade de cada bairro escolar que eu fiz parte, atuando como professora. São muitos sentimentos envolvidos, como saudade, respeito e diferentes aprendizados. É inenarrável e imensurável este sentimento.

Qual é a sensação de contribuir diretamente para a comunidade e o quanto isso colabora no seu crescimento profissional e pessoal?

- É a melhor sensação que eu posso sentir! É indescritível a amizade e os laços que construímos juntos aos alunos e as famílias desses alunos no decorrer da minha trajetória. Trabalhar nessa área nos proporciona um aprendizado diário e um crescimento profissional e pessoal extraordinário.

O que é ser funcionário público?

- É ter diretos, mas principalmente cumprir os deveres com a comunidade que depende dos nossos serviços. Além disso, saber que se eu cumprir com as minhas obrigações a minha mantenedora estará, assim como eu, bem, crescendo e se desenvolvendo.

Como acha que o butiaense pode colaborar para uma cidade mais cidadã?

- Entendendo que é necessário trabalhar mais para isso. Construindo e colaborando com ideias e atitudes que sejam para o crescimento e fortalecimento de toda a sociedade. Temos que nos conscientizar e agir para que possamos alcançar, de fato, mudanças positivas em nossa comunidade.

Um fato marcante da sua trajetória profissional?

- Todos os momentos do meu trabalho foram marcantes, mas voltar para a escola e comunidade Jose Blaha, onde estou atualmente, e que eu amo. Não há palavras para descrever este sentimento. Realmente é um fato que posso destacar como extremamente marcante em minha trajetória profissional.

O que espera para o futuro de Butiá?

- Eu desejo desenvolvimento em todas as áreas para o município. Desejo que nossos filhos não tenham que sair daqui para alcançarem seus objetivos e metas profissionais. Também espero que tenhamos mais investimentos para nossa cidade, que sejamos notados como um local de crescimento e exemplo em nossa região.

Fazendo uma retrospectiva da sua vida profissional, você faria tudo novamente?

- Não mudaria absolutamente nada! Eu sou imensamente feliz e realizada com a profissão que escolhi trilhar. Tudo que vivi e desenvolvi nesses anos todos de carreira, só engrandecem essa escolha e, também, me fizeram crescer e me tornar quem sou hoje. Sou grata e realizada por tudo!