Começa etapa municipal do JERGS nas modalidades Futsal, Handebol e Atletismo em Butiá

Os jogos são promovidos pela Secretaria de Estado da Educação, organizados e supervisionados pela Assessoria de Esporte Educacional do Departamento Pedagógico e executados pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), em parceria com as prefeituras e a comunidade escolar gaúcha.

Os enfrentamentos acontecem nas categorias Infantil (12 a 14 anos) e Juvenil (15 a 17 anos), nos gêneros masculino e feminino. São modalidades do Jergs Atletismo, Basquetebol, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez, além de Atletismo e Tênis de Mesa para alunos com deficiência. Os jogos são disputados em quatro fases: Municipal, de Coordenadoria, Regional e Final Estadual. O campeão do Jergs participará da Seletiva RS – cruzamento das escolas públicas e privadas - para os Jogos Escolares da Juventude (etapa nacional).

Na manhã desta sexta-feira (8), foi dada a sequência, no Ginásio Municipal Gastão Hoff, da etapa Municipal na modalidade Futsal, categoria Juvenil Masculino e Feminino, que teve seu inicio no dia de ontem (7), na categoria Infantil e terá continuidade no decorrer do mês de junho, nos dias 12, 15, e 18, com Handebol Infantil, Juvenil e Atletismo, respectivamente.
Antes dos enfrentamentos do dia de hoje, os professores destacaram a importância da prática destas atividades para o desenvolvimento dos jovens alunos, da preparação e da expectativa gerada para os jogos escolares deste ano.

“Nossa expectativa é que os jovens venham participar dos jogos, que eles aproveitem este momento entendendo que não é apenas ganhar as disputas, mas também a integração com as outras escolas, a vivência e experiência com outros colegas”, destacou o professor Luisinho, da Escola Municipal José Blaha.

A professora Juliana Mercante, da Escola Municipal Maria Alzira, salientou a relevância das atividades e o crescimento dos jovens da instituição nos últimos anos. “A escola Maria Alzira vem se destacando há algum tempo com conquistas municipais em algumas categorias, e nós preparamos os alunos para que eles cheguem com uma grande expectativa para estes jogos. Começamos a preparação no inicio do ano e este ano, especialmente, estamos felizes por termos conseguido colocar todas as categorias femininas, pois o esporte feminino também tem que ter destaque. O principal é o espírito esportivo, que eles entendam que ganhando ou perdendo, temos que respeitar os adversários”.

Marcelo Daudt, professor da escola Dr. Roberto Cardoso, também destacou a preparação de seus alunos para os jogos escolares deste ano. “Treinamos nas aulas de educação física e organizamos nossas equipes para chegarem fortes. O condicionamento físico é fundamental para as atividades que eles vão exercer. Temos uma boa expectativa para este ano, pois já fomos bem no basquetebol masculino e no futsal feminino, e podemos dar seguimento nas outras modalidades e categorias”.

Quem também salientou a forte preparação para os jogos foi o professor Leonardo, da escola Nicácio Machado. “Durante um mês e meio aproveitamos as tardes para nos preparar. Nossa equipe juvenil já tem uma certa experiência em competições, e temos qualidade técnica. Trabalhamos então, a parte tática e, principalmente, educacional, pois acredito que o principal objetivo destes jogos é a integração e promoção do esporte como ferramenta educativa”.