Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 15 de junho

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (29) a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe até o dia 15 de junho. A decisão foi motivada devido ao atual momento do país, em razão da paralisação dos caminhoneiros. Inicialmente, o fim da campanha estava previsto para esta sexta-feira, 1° de junho.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de Butiá, 79,17% do público alvo já foi imunizado no município. A aplicação da vacina permanece ocorrendo somente no Posto Central, visando à economia do combustível dos veículos, pois a logística de transporte das doses até os demais postos de saúde do município ocorre todos os dias, por força do processo de controle e armazenamento das doses.

O público-alvo da campanha inclui idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Segundo o Ministério da Saúde, caso haja disponibilidade de vacinas, os municípios podem ampliar o público para crianças de cinco a nove anos e adultos com idades entre 50 e 59 anos. O Ministério destaca, no entanto, a importância de o público-alvo prioritário que ainda não se imunizou procurarem os postos de saúde.