Butiá elege as demandas para a Consulta Popular 2018

Na manhã desta quarta-feira (09), no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Butiá, foi realizado evento que determinará a escolha dos cinco projetos em áreas como a saúde, agricultura, educação e segurança, por exemplo, que farão parte da Consulta Popular nos dias 26,27 e 28 de junho. Das 11 opções disponíveis na cédula de votação, as cinco adotadas nesta manhã, serão eleitas as demandas vencedoras e colocadas para escolha através do voto da população.

Para os municípios a partir 10 mil eleitores, caso de Butiá, deve ser alcançado o índice de participação popular de no mínimo 5% dos votantes. Caso não seja atingido o percentual necessário, os recursos não serão repassados. Estes recursos serão divididos entre os 17 municípios que compõe a região Centro-Sul. O projeto de maior valor gira em torno de R$ 870 mil, enquanto o de menor valor é de R$ 508 mil.

O Prefeito Daniel Almeida salientou a importância da participação popular na votação, para que o município seja contemplado ao final do processo: “Precisamos unir as forças da nossa comunidade para garantir os recursos propostos pelo Governo do Estado, de forma que tenhamos uma boa organização das demandas e, logo após, uma boa votação das prioridades”, sintetizou Daniel.

O evento reuniu demais autoridades como o delegado de Polícia, Nedson de Oliveira, representantes da Brigada Militar do município, o secretário de Desenvolvimento, Paulo Machado, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) e secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Davi Correia, o presidente regional de Desenvolvimento Centro-Sul (Corede), Álvaro Werlang, e representantes da Câmara de Vereadores, entre outros.

Em julho será realizada uma nova Assembleia para consolidação dos projetos eleitos. Logo após será feita a avaliação, que concluirá o processo.