Escola Dr. Roberto Cardoso promove caminhada contra violência

Na manhã desta sexta-feira (4), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Roberto Cardoso realizou uma caminhada para pedir por paz e segurança para a instituição e a comunidade escolar, que viveu uma experiência desagradável e preocupante na última sexta-feira (27), quando um atentado a tiros ocorreu em frente ao colégio.

O evento “Basta! Chega de Violência! Segurança Já!”, criado pela escola e apoiado pela Prefeitura de Butiá, reuniu equipes diretivas municipais, professores, alunos, pais, moradores dos bairros São José e Vila Nova, membros do Executivo, imprensa e autoridades locais.

A iniciativa liderada pela Diretora do colégio, Anelise Izaguirre, teve como objetivo, demonstrar a força e o engajamento da comunidade escolar em busca de um ambiente mais seguro e agradável para incentivar os alunos e tranquilizar os pais e professores do estabelecimento de ensino, fazendo da manifestação uma forma para cobrar as autoridades responsáveis.

O Prefeito Daniel Almeida, presente no ato, deixou sua manifestação de apoio e seu comprometimento com os butiaenses perante o fato. “Queremos, com essa mobilização, agradecer muito à Escola Dr. Roberto Cardoso pelo grande ato de paz, por esta imediata atitude contra a violência. Butiá não aguenta mais a insegurança e nós também queremos pedir que o Estado possa olhar para esta mobilização, nos proporcionando o direito de viver em segurança. Já fizemos inúmeros pedidos para a Secretaria de Segurança do Estado e esta manifestação serve para chamar a atenção do Governo Estadual”, afirmou.

Durante a manifestação, Almeida também ressaltou que a Administração Municipal está trabalhando em ações que auxiliarão na luta por uma cidade mais segura: “Quero também externar que com este ato de hoje, estamos iniciando uma grande mobilização pela segurança, seja ela da comunidade escolar ou de toda sociedade butiaense, que necessita que algo seja feito. Iniciamos também uma política no entorno das escolas, já tendo começado a conscientização nos estabelecimentos comercias para não vender bebidas alcoólicas nas proximidades das instituições”, concluiu o prefeito.

O Secretário Municipal de Educação do município, Edson Leal, esteve presente na caminhada e ressaltou a importância da ação. “Temos percebido que há um agravamento nos dados de violência da nossa cidade e é óbvio que isto acaba de alguma maneira afetando a vida escolar, como podemos presenciar e exemplificar aqui na Escola Dr. Roberto Cardoso", falou Edson.

A diretora da instituição se posicionou e revelou sua preocupação não só com a segurança, mas também, com o futuro das crianças e jovens do município: “Organizamos este ato por estarmos bastante preocupados com a segurança no ambiente escolar. Não podemos cruzar os braços e deixar as coisas acontecerem, pois nós podemos fazer. Devemos lutar pelos nossos direitos e construir futuros cidadãos que, desde cedo, participem na prática de atos como este”, assegurou a diretora.

Anelise ainda externou que a manifestação serve também para cobrar ações mais efetivas do Governo Estadual, entendendo que apenas desta forma o cenário atual pode ser alterado.