Mais de 20% do grupo prioritário foi imunizado contra a gripe, em Butiá

Na primeira semana da campanha nacional de vacinação contra a gripe, que iniciou na segunda-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de Butiá, atingiu 21,42% da meta de imunização dos grupos prioritários.

Ao todo, 998 doses já foram aplicadas, sendo que o objetivo é vacinar cinco mil pessoas. Até a sexta-feira (27), o maior fluxo de aplicação foi no grupo dos idosos: 690 doses. Na sequência vêm as crianças (112), profissionais da saúde (105), professores (55) e gestantes (36). De acordo com a técnica em enfermagem e vacinadora, Elisangela Flores, somente no primeiro dia, mais de 140 pessoas se vacinaram no Posto Central.

Além de disponibilizar as doses em toda a Rede Municipal de Saúde, a SMS, através das equipes de enfermagem, está desenvolvendo ações especiais para chegar até o público alvo da campanha. Um dos exemplos foi à vacinação dos idosos que participam do projeto “Academia da Saúde”, na Praça Santa Terezinha. Durante a semana, os pacientes acamados e que necessitam de imunização, também receberam as visitas dos profissionais em suas residências.

Pontos de vacinação:
ESF bairro Charrua
ESF bairro Vila Julieta
ESF bairros Cidade Baixa / Medianeira
Posto Central
UBS São José / Vila Nova
Quem deve procurar os locais de vacinação?
• pessoas a partir de 60 anos
• crianças de seis meses a cinco anos
• trabalhadores da área de saúde
• professores das redes pública e privada
• mulheres gestantes e puérperas
• indígenas
• pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas)
• profissionais do sistema prisional
• portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza
A contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo.