CRAS de Butiá é reinaugurado

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), de Butiá, está de endereço novo. Na tarde desta quarta-feira (10) a Prefeitura de Butiá, através da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho (SMASTC), realizou a reinauguração do espaço.

Agora, o Cras fica localizado na esquina da Rua Joviano Alves com a XV de Novembro, bairro São José. De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Deise Moura, o Centro de Referência é considerado a casa das famílias e busca a garantia dos direitos a comunidade atendida. Além disso, uma das missões do Cras é trabalhar na prevenção do rompimento familiar ou da localidade em geral.

“É uma grande satisfação entregar este espaço, que agora poderá oferecer mais conforto e uma maior capacidade de atendimento a nossa comunidade. Queremos proporcionar crianças, jovens e adultos oportunidades de transformarem suas vidas e serem as protagonistas de suas histórias”, afirmou a secretária.

O prefeito Daniel Almeida, juntamente com o vice-prefeito e secretários municipais, esteve acompanhando o ato e falou sobre a importância do serviço desenvolvido com os programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias.

“ Hoje, estamos entregando um novo espaço para o Cras, que com certeza irá desenvolver um excelente trabalho, pois sabemos o quanto todos os colaboradores estão empenhados em atender a nossa comunidade da melhor maneira”, falou Almeida.

Os moradores dos bairros São José e Cidade Baixa acompanharam a reinauguração. Representantes dos Poderes Judiciário e Legislativo também prestigiaram a cerimônia, que teve o encerramento com a apresentação dos alunos da oficina de capoeira.

O que é o Cras?

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

A partir do adequado conhecimento do território, o Cras promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.

Conhecendo o território, a equipe do Cras pode apoiar ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, atuando junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer, cultural, entre outros.

Serviços ofertados

O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.