Enfermeiros da ESF Vila Charrua abordam tema do combate à depressão com grupo de Diabéticos e Hipertensos

(BUTIÁ 14/09/2017) - O encontro do Grupo de Idosos Hipertensos e Diabéticos, realizado periodicamente pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) Vila Charrua, ocorreu de forma diferente na última terça-feira, 12. Nessa edição do encontro, o tema discutido foi relacionado às consequências da depressão. Na ocasião, foram apresentadas explicações sobre os efeitos na vida do paciente e as consequências mais extremas deste transtorno.

Segundo a enfermeira responsável, Ellen Amaral, a ideia é continuar a discussão. “Vamos realizar neste mês uma semana de campanha pelo Setembro Amarelo na Esf Charrua. Indo nas escolas darei palestras para os jovens”, adiantou a enfermeira.

O motivo de começar pelos idosos é a recorrência da doença a partir desse estágio da vida. “Muitos relataram já terem passado por isso na família e muitos, inclusive, já tiveram depressão, uma das principais causas do suicídio”, alertou Ellen.

A ESF Vila Charrua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pretende, ainda neste mês, realizar uma caminhada pelo bairro a fim de conscientizar a comunidade sobre o tema da Depressão e do Suicídio.

Nesta quinta-feira, 14, às 14h15min haverá mais um grupo de hipertensos no bairro Santo Antônio em que o assunto será abordado. “Temos sempre que estar atentos às pessoas conhecidas. Muitos que tiram suas vidas não demonstram que vão fazê-lo. É triste, mas também é um sinal de alerta para cuidarmos mais de nós mesmos e de nossa saúde psíquica”, comentou a enfermeira Ellen Amaral.

Texto: Imprensa / PMButiá

Foto: Divulgação

Sugestão de legenda: O encontro ocorreu na Sede da Associação de Moradores do bairro Charrua