Prefeito Daniel Almeida participa de encontro sobre a implantação de polo carbonífero

Em ato realizado em Butiá, estiveram reunidos o governador do Estado e o ministro de Minas e Energia

Na tarde dessa segunda-feira, 24, o prefeito de Butiá, Daniel Almeida, participou de encontro com o governador do Estado, José Ivo Sartori, e o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, nas instalações da Copelmi Mineração Ltda., no município.

A visita dos políticos à cidade se deu devido ao projeto de implantação de um polo carbonífero na região, junto às reservas de carvão mineral de Butiá, partido de uma parceria entre empresários gaúchos e governo japonês, que vem observando a qualidade das reservas carboníferas do Estado há dois anos.

Um dos pontos facilitadores para a concretização da ideia é que o Rio Grande do Sul possui 90% das reservas de carvão do Brasil. Além da ideia de exploração sustentável do mineral e a possibilidade de aproveitamento da tecnologia japonesa no Estado, foi levantada a hipótese sobre a viabilização de uma usina térmica de carvão de alta eficiência para geração de energia no RS.

Único líder do Executivo da região presente no ato, prefeito Daniel se soma a união de esforços e analisa as discussões em torno do assunto com boas perspectivas para Butiá, especialmente no que diz respeito ao setor de trabalho. Segundo ele, o que melhor define a expectativa do município em torno da demanda é a “de novos empregos”.

A expectativa também está acerca de uma sinalização positiva do Governo Federal sobre a inclusão do carvão em novo leilão de energia até fim de 2017. “A empresa Copelmi apresenta para o Governo Federal a possibilidade de renovação da matriz energética. Mas a União precisa apresentar este ano ainda a proposta de leilão para aumentar o uso do carvão mineral. Esperamos que o governo proponha e que o Congresso Nacional aprove este polo carboquímico”, ressalvou o prefeito.

Foto: Paulo Messa / IMPRENSA/PMButiá - Veja mais fotos na galeria