Ir para conteudo [1] Ir para atalhos [2]

Alerta para surto de raiva bovina na região

A Prefeitura Municipal de Butiá, junto da Secretaria Municipal de Agricultura e Proteção ao Meio Ambiente (SMAMA); alerta para um surto de raiva bovina que está acontecendo na região. O primeiro caso ocorreu, em julho, na localidade de Cerro Alegre Alto, no interior de Santa Cruz do Sul.

A raiva bovina é uma doença que atinge os rebanhos e normalmente é transmitida pela mordida de morcegos hematófagos, que atuam como portadores, reservatórios e transmissores do vírus da raiva.

Segundo o Médico Veterinário da Prefeitura de Butiá, João Salgueiro Neto:“A raiva não tem cura, por isso é preciso investir em medidas preventivas como controlar a população de morcegos transmissores e realizar a aplicação da vacina anual de todo o rebanho, independentemente da idade”.

Ainda de de acordo com João, é muito importante que os produtores e pessoas envolvidas na criação do rebanho bovino evitem contato com a salivas e fezes dos animais infectados, pois a doença é zoonose, ou seja, transmissível ao homem.

Entretanto, o alerta na região serve também para que os produtores busquem se adiantar e prevenir seus rebanhos. Se identificados os sintomas como: Perda de apetite, inquietação, mudança de hábitos, andar cambaleante, salivação intensa, fezes secas e escuras e agressividade, deve-se notificar a defesa agropecuária imediatamente, através do telefone (51) 3652 1304, ou se dirigindo até o endereço Rua Aldo Pagani, 89 - Cidade Alta.

Foto: Fernando Dias / Divulgação / Estado RS

Off Canvas Menu