Ir para conteudo [1] Ir para atalhos [2]

Crianças butiaenses recebem acompanhamento através de novo programa

Em maio deste ano, o município de Butiá colocou em prática uma nova ferramenta de acompanhamento do desenvolvimento da primeira infância dos pequenos butiaenses. O Programa Criança Feliz, criado pelo Governo Federal, está em atividade após o credenciamento do Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (SMASTC). Atualmente, 60 famílias são atendidas, mas a meta é chegar ao número de 150.

O programa é direcionado para gestantes, crianças de até três anos e suas famílias, que sejam beneficiadas pelo Bolsa Família. Além disso, butiaenses de até seis anos e suas famílias cadastradas do Benefício de Prestação Continuada (BPC-2) estão dentro do grupo prioritário. Entre os objetivos da iniciativa, estão a colaboração no fortalecimento de vínculos e no papel do ciclo familiar para o desempenho nas funções de cuidado, além de proteção e educação das crianças. Outro ponto relevante é o fato do apoio a gestantes e suas famílias na preparação para o nascimento e cuidados com seus bebês. Ação prevê, ainda, mediação do acesso dos beneficiados às políticas e serviços públicos que necessitem.

Conforme a coordenadora do projeto, Karoline Tavares, no município o trabalho é desenvolvido por cinco visitadoras. Até o momento, conforme a demanda, as profissionais atendem os bairros Bela Vista, Charrua, Cidade Baixa, Regilney, Santa Rita, São José, Santo Antônio e Vila Motta. Tavares também explicou que o acompanhamento ocorre com todos os cuidados necessários, com a utilização dos equipamentos de proteção, distância recomendada e atendimento em lugares arejados

Off Canvas Menu